PS e PSD são os mais populares nas redes sociais

Os dois partidos com maior representatividade na AR são também aqueles que mais vezes são referenciados nas redes sociais, mas o CDS-PP goza de mais prestígio, revela um estudo sobre a reputação dos partidos políticos online.

PS e PSD são os mais populares nas redes sociais
O Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) são os mais populares nas redes sociais, segundo um estudo hoje publicado, que analisa o número de vezes que os partidos foram referidos nos serviços durante a campanha para as eleições legislativas.

De acordo com a Havas Digital, que monitorizou as referências aos partidos em sites, blogues e redes sociais, durante os últimos quinze dias de Maio, PS e PSD estão separados por apenas um ponto percentual no que respeita à popularidade nos serviços de media social.

O Partido Socialista lidera a tabela de com 32 por cento, enquanto os Sociais-Democratas arrecadam 31 por cento das menções online. O CDS-PP é o terceiro de quem mais se fala, com 20 por cento das referências por sua conta.

Oito por cento dos comentários incluem menções ao PCP e o Bloco de Esquerda ocupa o último lugar do ranking, não indo além dos 3 por cento. Os dados foram recolhidos com recurso à ferramenta de monitorização Artemis Buzz, que também permite cruzar o número de referências com o sentimento expresso pelos utilizadores face ao partido em questão.

Nesta matéria é o CDS-PP quem se sai melhor, "que tem uma popularidade online acima da média", referem os autores do estudo. "PSD, PS e PCP encontram-se muito próximos quanto ao sentimento expresso" e o Bloco de Esquerda "revela o pior desempenho".

A economia é o tema que mais se discute online, contabilizando mais de 10 mil referências, seguida de "finanças", "emprego", "ensino", "saúde" e "ambiente". Outra das conclusões apontadas é o declínio da popularidade dos partidos nas redes sociais à medida que decorreu a campanha.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%