São mais de 32 milhões de nomes de utilizador e respetivas palavras-passe do Twitter que estão na posse de um hacker russo de nome Tessa88, que pede de momento por estes dados 10 bitcoins, qualquer coisa como 5.800 dólares, segundo informa recentemente o site LeakedSource.com.

Com base na mesma informação, existe a possibilidade de este roubo não ser o resultado de um ataque direto à rede social. É uma forte hipótese que os 32.888.300 registos que compõem a base de dados, quase 10% do universo de utilizadores do Twitter, sejam fruto de uma recolha efetuada através de esquemas de malware que se instalam em browsers com o Firefox ou o Chrome.

“Temos a certeza que estes dados não foram obtidos através de uma falha de segurança nas nossas bases de dados, pois temos trabalhado muito no sentido de proteger as informações pessoais dos nossos utilizadores, principalmente após os recentes casos do género”, afirmaram responsáveis do Twitter perante a situação e num tweet na própria rede social, conforme pode ler-se no site TechCrunch.

O alegado responsável por este roubo virtual pode estar relacionado com o caso idêntico do LinkedIn, que se presume possa ter dado origem às tomadas de controlo das contas em redes sociais de Mark Zuckerberg e outras personalidades.