O balanço foi feito hoje pelo Ministério das Finanças que confirma que se estima que o prazo médio de reembolso seja este ano inferior ao do ano passado, o que abrange os contribuintes que recorreram ao novo sistema do IRS automático mas também aos que entregam a declaração seguindo os processos habituais.

Segundo a mesma fonte, "os primeiros três mil reembolsos relativos ao IRS automático já foram processados
no dia 11, tendo chegado à conta bancária dos contribuintes a partir da última quarta-feira", antes da Páscoa. Até agora, 130 mil reembolsos já foram processados. 

Em 2016 o prazo médio de reembolso foi no ano passado de 36 dias e em 2015 o prazo ainda tinha sido menos, fixando-se nos 30 dias, mas este ano o Governo quer reduzir ainda mais este número.

Este é o primeiro ano em que as Finanças unificaram o periodo de entrega do IRS, com um prazo único a decorrer entre os dias 1 de abril e 31 de maio, independentemente da categoria de rendimentos dos contribuintes.

Foi também estreado o sistema de IRS automático, no qual os contribuintes têm apenas de validar os dados pré-preenchidos pelas Finanças, e que foi usado por 376 mil contribuintes.

De acordo com os dados, o número de declarações já entregues até à data de ontem supera em 10% o valor que tinha sido registado no ano passado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.