
O balanço foi feito hoje pelo Ministério das Finanças que confirma que se estima que o prazo médio de reembolso seja este ano inferior ao do ano passado, o que abrange os contribuintes que recorreram ao novo sistema do IRS automático mas também aos que entregam a declaração seguindo os processos habituais.
Segundo a mesma fonte, "os primeiros três mil reembolsos relativos ao IRS automático já foram processados
no dia 11, tendo chegado à conta bancária dos contribuintes a partir da última quarta-feira", antes da Páscoa. Até agora, 130 mil reembolsos já foram processados.
Em 2016 o prazo médio de reembolso foi no ano passado de 36 dias e em 2015 o prazo ainda tinha sido menos, fixando-se nos 30 dias, mas este ano o Governo quer reduzir ainda mais este número.
Este é o primeiro ano em que as Finanças unificaram o periodo de entrega do IRS, com um prazo único a decorrer entre os dias 1 de abril e 31 de maio, independentemente da categoria de rendimentos dos contribuintes.
Foi também estreado o sistema de IRS automático, no qual os contribuintes têm apenas de validar os dados pré-preenchidos pelas Finanças, e que foi usado por 376 mil contribuintes.
De acordo com os dados, o número de declarações já entregues até à data de ontem supera em 10% o valor que tinha sido registado no ano passado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários