Continua exilado por causa dos diversos “episódios” de que foi protagonista ao longo do tempo, mas ainda assim foi capaz de desenvolver uma ideia de capa para iPhone com características únicas. Edward Snowden apresentou recentemente num evento do MIT Media Lab um acessório do género capaz de detetar (e alertar) se o smartphone está a emitir sinais de rádio, aquilo que possibilita que o equipamento seja seguido por terceiros.

Na criação da “the introspection engine”, a designação atribuida à capa pelo seu criador, Snowden contou com o apoio do hacker Andrew “Bunnie” Huang e encara o acessório como a solução para as situações em que jornalistas desejam ocultar as suas posições quando em reportagem em zonas de conflito, por exemplo. Mas Snowden espera que seja igualmente útil para impedir que forças governamentais consigam “acompanhar” o que se passa com qualquer smartphone ligado às redes convencionais.

O ex-funcionário da NSA, que participou na apresentação da ideia por videoconferência a partir da Rússia, onde se encontra exilado, deseja iniciar em breve o desenvolvimento de um protótipo, mas é certo que a tecnologia será open source e estará disponivel para qualquer marca que deseje utilizá-la na produção de smartphones, diz o Mashable.

Basicamente,o acessório assume um design ao estilo das capas que integram uma bateria, por exemplo, incluindo ainda uma ligação ao cartão SIM (para monitorizar as antenas) e um pequeno ecrã que emite o alerta sempre que é verificado que o iPhone está a emitir transmissões de rádio. Snowden afirma que colocar o equipamento em modo de avião não é suficiente para impedir a localização não autorizada, que também pode ocorrer por ação de vários tipos de malware.  

A mesma fonte indica que Snowden e Huang visitaram várias fabricantes na China em busca de componentes do iPhone que os ajudassem a desenvolver o design e a engenharia do acessório, que conseguirá assim controlar as ligações Wi-Fi, GPS e NFC, bem como as ações do barómetro, do microfone e da câmara. Qualquer emissão de sinais de rádio será detetada de imediato, dizem.

Em declarações à Wired, Snowden deixou ainda uma informação curiosa, dizendo que não usa qualquer telemóvel desde 2013, com receio de estar a ser seguido de alguma forma. “Esses equipamentos são para mim como kryptonite”, afirmou, fazendo alusão à substância que retira os poderes a Super-Homem nos filmes e na respetiva banda-desenhada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.