O AdBlock Plus é um dos mais populares bloqueadores de anúncios, mas vai agora implementar algumas alterações ao seu serviço que dão sequência à alteração do seu propósito. Agora, em vez de ocultar, o programa quer filtrar anúncios.

Esta terça-feira, a empresa anunciou no seu blog oficial a criação de um novo "mercado de anúncios" que servirá para substituir aqueles que se apresentem de forma mais intrusiva. Na prática, o programa quer permitir às publicações online e outras páginas que selecionem anúncios "aceitáveis" de um catálogo elaborado à priori para serem exibidos mesmo àqueles que tenham a extensão de browser ligada.

Ao The Verge, o diretor de comunicação da empresa, Ben Williams, esclareceu que esta é uma forma "de monetizar os dois ecossistemas [filtrado e não filtrado]" e os próprios bloqueadores de anúncios.

Esta não é, no entanto, uma completa novidade. Já em 2011 o AdBlock Plus surgiu com um programa que priveligiava os anúncios aceitáveis em detrimento dos menos subtis. A pouca adesão ao programa por parte dos websites obrigou a empresa a reformular a sua abordagem à filtragem de anúncios com este novo mercado que a empresa promete ser de mais fácil utilização.

Recorde-se que, no passado, a empresa já tentou, por várias vezes, surgir com estratégias de compensação monetária para os websites que saiem lesados com a ocultação de anúncios.