A Adobe anunciou a disponibilização de uma versão beta do Flash Player para telemóveis com sistema operativo Android, da Google.

Por enquanto trata-se de uma versão beta destinada a programadores, mas já está garantido que o próximo passo será abrir a versão de testes para o público em geral, uma evolução ainda sem data definida. A única previsão conhecida é relativa ao lançamento da versão final do produto qque chegará no 2º semestre.

Contudo, os interessados em experimentar a versão pública da beta, para utilizadores finais, podem registar-se online e ser notificados quando esta estiver disponível.

Embora a Adobe não tenha avançado datas oficiais concretas para o lançamento de versões destinadas ao utilizador final, o director executivo da companhia, Shantanu Narayen, disse durante uma entrevista à Fox Business Network, citada pela PC World, que iriam ser lançadas versões compatíveis com os "smartphones e tablets" da Google, RIM e Palm durante a segunda metade do ano".

A confirmar-se, a novidade implica um adiamento da disponibilização da versão para Android, que a empresa tinha prometido para o primeiro semestre de 2010. Não foram desvendadas razões para o atraso.

O CEO da tecnológica aproveitou também a ocasião para criticar os últimos passos da Apple no sentido de dispensar o Flash do seu ecossistema móvel.

"Não é uma decisão tão tecnológica quanto de negócio", terá afirmado o responsável, que acredita ter sido uma escolha da empresa manter o seu "sistema proprietário e fechado" e consequentemente sem suporte para Flash. Na sua opinião, em última análise, é prejudicial é aos consumidores.