Afinal o novo sistema operativo de código aberto, cuja autoria vinha sendo atribuída aos Anonymous, não foi criado pelos hacktivistas nem tem qualquer ligação com o grupo, afirmam os membros da organização no Twitter.

"O SO Anon é falso é está cheio de trojans", avisaram ontem os hackers numa mensagem publicada no perfil AnonOps.

À data da apresentação, os autores do programa classificaram-no como uma "distribuição baseada em Ubuntu criada para fins educacionais, para verificar a segurança das páginas Web".

O sistema operativo baseado em Ubuntu encontra-se disponível para download no site SourceForge e, por esta altura, já terá sido descarregado mais de 37.000 vezes, segundo avançam meios como a V3.

Numa mensagem de reação às criticas publicada no site que distribui o software, os responsáveis pela página afirmam ter analisado o sistema operativo e - embora admitam que o nome "Anonymous-OS" pode ser enganador, uma vez que não encontraram qualquer indicação de que esteja ligado ao grupo - não ter encontrado razão para recusar a divulgação do projeto.

"Parece-nos, à primeira vista, tratar-se de um sistema operativo relacionado com segurança, talvez orientado para ataques", lê-se na mensagem. Os responsáveis continuam explicando que no passado tomaram uma posição clara face a projetos considerados "controversos", que consiste em não fazer juízos sobre os fins para que estes podem ser usados. "Um produto é amoral - nem bom nem mau - até que alguém escolher fazer alguma coisa com ele", defendem.

Opinião diferente tem um analista da empresa de segurança informática Sophos, que usou um post publicado no Naked Security para avisar os utilizadores que descarregaram o alegado Anonymous-SO de que correram um grande risco e podem ter os computadores infetados com malware.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes