A denúncia, feita no fórum Reddit, explicava que “a aplicação pede permissão para utilizar o microfone e a câmara”,  mas que isso é suposto ser “usado na função de chat da aplicação para permitir enviar clipes de voz”, noticia o The Verge.

O utilizador escreveu que “em momento algum quis que a aplicação gravasse sessões inteiras enquanto se usa o vibrador”, tendo-se seguido mais relatos por parte de outras pessoas que tiveram problemas parecidos com os acessórios da Lovense.

A companhia respondeu, afirmando que o problema teria sido causado por um “bug” que afetava apenas os clientes com dispositivos Android e que era criado um único ficheiro em cada telemóvel, ficando arquivado em cache no equipamento, não sendo enviada qualquer informação para os servidores da empresa.

tek lovense

“A vossa preocupação é compreensível. Mas podem ficar descansados, nenhuns dados nem informação são enviados para os nossos servidores”, lê-se no comentário oficial da Lovense, no próprio Reddit.

Uma atualização da aplicação foi rapidamente disponibilizada na Play Store, corrigindo o problema.

Já no mês passado a Motherboard denunciou que outro brinquedo sexual da mesma companhia podia ser facilmente pirateado, mas não faltam também relatos de utilização indevida de informação recolhida por "smart toys" de várias origens, incluindo bonecos e outros brinquedos infantis.

Ligar tudo à Internet tem os seus riscos e também se aplicam aos brinquedos sexuais
Ligar tudo à Internet tem os seus riscos e também se aplicam aos brinquedos sexuais
Ver artigo

A Trend Micro já tinha alertado que ligar brinquedos à internet pode ter os seus riscos, avisando especificamente para os problemas dos brinquedos sexuais.

O Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia defende que é preciso monitorizar e controlar esta "Internet dos brinquedos", com dispositivos capazes de gravar, armazenar e partilhar dados sobre as crianças e, consequentemente, das suas famílias. O organismo emitiu mesmo um Guia com recomendações aos pais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.