No dia em que "abre portas", a loja online de aplicações da Amazon sofre o seu primeiro revés. A Apple decidiu avançar com uma queixa nos tribunais norte-americanos referente à utilização da denominação "app store" pelo novo serviço da gigante do comércio electrónico.

A Apple refere que o nome é uma marca registada por si e defende que o facto da Amazon ter escolhido a denominação "AppStore for Android" para a loja acabada de inaugurar "confunde os consumidores".

A marca "app store" pertence efectivamente à Apple, mas o "processo" não está fechado, já que a Microsoft pediu (em Janeiro) uma reavaliação do caso ao US Patent and Trademark Office.

A empresa de Steve Ballmer considera que o termo é demasiado genérico para poder ser atribuído como marca. A Apple por sua vez responde, mencionando que a rival também utiliza termos genéricos para baptizar os seus produtos, sendo o "Windows" o exemplo mais flagrante.

AppStore for Android chega com novo Angry Birds

A loja de aplicações para Android da Amazon é lançada com 3.800 títulos, entre eles o novo Angry Birds Rio, em pré-estreia. O download do popular jogo tem custo zero no dia da inauguração.

A AppStore for Android está disponível em duas "versões": via Web, no endereço amazon.com/appstore e também para todos os smartphones e tablets com a plataforma da Google integrada, através do download de uma aplicação.

Nota de Redacção: O texto foi alterado para retirar o termo "patente" relativamente à denominação "app store", já que se trata do registo de uma marca.