O projeto foi disponibilizado em 2012, na altura como Arquivo da Web Portuguesa, mas tem 'recordações' desde 1996. Desde então tem evoluído e no ano passado recebeu várias novidades: a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) estreou uma nova versão do Arquivo.pt melhorando os acessos e integrando-o com outras ferramentas de indexação de websites.

Até agora já armazenou 2,7 mil milhões de ficheiros, num total de 94 terabytes de dados. Só no ano passado foram registados 580 milhões de ficheiros e o serviço de pesquisa teve uma média de 3.600 utilizadores por mês.

“Esta é uma infraestrutura de investigação focada na preservação de conteúdos de interesse para a comunidade portuguesa”, salienta em comunicado a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Para este ano a FCT quer continuar a apostar no Arquivo.pt, sobretudo na visibilidade do serviço. Já no início do ano haverá uma atividade de arquivo dedicada às Eleições Presidenciais.

Durante o ano deverá ainda ser introduzida uma ferramenta de pesquisa de imagens, um recurso que tem sido requisitado pelos utilizadores, destaca a FCT. A entidade quer ainda melhorar a disponibilização de imagens durante a consulta dos arquivos dos sites.

O Arquivo.pt faz todos os dias a recolha de 300 publicações selecionadas, fazendo um registo de todos os sites com domínio .PT a cada três meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.