O momento está agora a ser transmitido a partir da sala de controlo da Agência Espacial Europeia, na Alemanha.

A sonda separou-se da componente principal no dia 16 de outubro, começando a descida em direção ao Planeta Vermelho, onde deve pousar esta quarta-feira, por volta das 15h48 (hora de Portugal Continental).

Se tudo correr bem, o módulo espacial com tecnologia portuguesa a bordo vai "aterrar" em Meridiani Planum, uma zona junto ao equador marciano.

Depois de pousar, a intenção é que possa usar os instrumentos "meteorológicos" de que vai munido para medir elementos como a velocidade e a direcção do vento, a humidade, a pressão, a temperatura e também os campos eléctricos da atmosfera marciana.

Recorde-se que a sonda TGO e o seu módulo Schiaparelli fazem parte da ExoMars, uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Russa (Roscosmos) e partiu em março para descobrir mais segredos de Marte, com tecnologia portuguesa a bordo. O lançamento foi realizado através do foguetão russo Proton-M, que partiu de Baïkonur, no Cazaquistão.

Um dos objetivos da ExoMars é perceber a evolução do planeta vermelho, e a sonda TGO vai tentar detetar vestígios de gases que possam indicar a presença de vida no planeta, mas para 2020 e está prevista uma nova missão com um rover na superfície, capaz de realizar perfurações no solo.  

 

Nota da Redação: Nas últimas horas a ESA tem tentado contactar com o módulo, mas sem sucesso. Será feita nova tentativa por volta das 20 horas de hoje.