Com este crescimento, o número de utilizadores de banda larga móvel vai crescer 2,6 mil milhões até 2022. Os números são do Ericsson Mobility Report 2017 cujas principais conclusões apontam para um crescimento anual de 25 por cento nos utilizadores de banda larga móvel.

Para contextualizar o número, a Ericsson refere que o número de novos utilizadores de banda larga móvel daria para encher um estádio de futebol (com capacidade para 50 mil pessoas) vinte vezes por dia.

De acordo com este relatório existem, atualmente, a nível global, 5,2 mil milhões de assinantes de serviços móveis de comunicações, contando com os 107 milhões referentes ao primeiro trimestre de 2017.

A Ásia foi o continente onde ocorreu o maior crescimento no número de assinantes, nomeadamente na Índia (mais 43 milhões), na China (mais 24 milhões), na Indonésia (mais 10 milhões) e do Paquistão (mais 5 milhões). A fechar o top cinco do crescimento está um país africano, a Nigéria que viu o número de assinantes móveis crescer 3 milhões.

Segundo os dados agora apresentados, em 2022 mais de 90 por cento do tráfego de dados móveis será proveniente de smartphones. E será no Médio Oriente e em África que o crescimento será maior, sendo previsível que, entre 2016 e 2022, esse número cresça três vezes.
Outra previsão aponta para que, em 2022, 25 por cento das assinaturas móveis na América do Norte e 10 por cento na Ásia-Pacífico serão para 5G.

Em 2022, o tráfego de vídeo representará quase três quartos do tráfego de dados móveis, continuando as redes sociais e as aplicações para envio de mensagens das atividades mais populares na Internet.

Em termos gerais, as tecnologias móveis irão continuar a crescer, com o LTE (4G) a ultrapassar o GSM ainda em 2018. Neste campo a Ericsson refere que a velocidade com que esta tecnologia foi implementada é inédita, e que demorou apenas cinco anos para o 4G cobrir 2,5 mil milhões de pessoas, comparada com os oito anos necessários para o 3G (WCDMA ou HSPA).

Só no primeiro trimestre de 2017 foram adicionados 250 milhões de novos assinantes de 4G a nível mundial.