O acesso ao jogo da Niantic está  bloqueado na China, e a única exceção é Hong Kong, que continua a ter um regime especial e onde é possível descarregar e instalar o jogo que já soma mais de 75 milhões de downloads.

O El Pais adianta que o bloqueio é efetivo e semelhante ao existe em relação a outros serviços, nomeadamente da Google. E mesmo que consigam ultrapassar as restrições com o recurso a uma VPN, não vai servir de grande coisa já que o Pokémon Go funciona em articulação com o Google Maps, que não está acessível no país. Soma-se a isso o facto de encontrar pokémons na China ser uma missão praticamente impossível, como descreve o artigo do jornal.

Há grupos de fãs a organizarem-se através do Weibo e do WeChat (as alternativas locais ao Twitter e WhtsApp) para partilhar versões mais ou menos crackadas de a localização dos pokémons.

Na verdade os interessados em juntar realidade virtual à caça de pokémons têm à sua disposição o City Spirits Go, um jogo que aparenta ter sido inspirado no titulo da Niantic e que foi criado pela xiaoyu Sun. Até os pequenos animais são semelhantes aos pokémons, e não falta um clone do Pikachu.

A empresa recusa a cópia do jogo da Niantic e das personagens da Nintendo, garantindo que o City Spirits Go foi lançado em março, apesar da app store referir a atualização da 20 de julho.