A Supercell, empresa finlandesa que criou os jogos Clash of Clans e Clash Royale, teve um bom ano de 2016. Detido maioritariamente pela chinesa Tencent, o estúdio anunciou recentemente que registou um crescimento de 8% nos lucros, muito por causa do seu mais recente jogo.

A empresa avança que as suas receitas foram de 2,1 mil milhões de euros, mais 8% do que o registado em 2015, e que a melhoria no lucro se deve, principalmente, a Clash Royale e ao menor gasto em publicidade.

Segundo a Reuters, Ilkka Paananen, CEO da empresa finlandesa, afirmou que “apesar da competição feroz, este foi de longe o melhor ano em termos financeiros. O Clash Royale foi um enorme sucesso”.
Jack Kent, analista da IHS Technology, explica que a receita indica novos desafios. “O mercado de jogos móveis ainda está a aumentar, mas o crescimento da penetração dos smartphones e a mudança para modelos freemium é lento”.

O modelo freemium é o modelo utilizado pela Supercell nos seus jogos: o download é gratuito, mas há compras dentro do jogo. Para Kent, a Supercell está a “fazer muito dinheiro”, mas “também está a enfrentar o desafio de como continuar” a lançar jogos de sucesso.