Recorrendo a técnicas de Distributed Denial of Service (DDoS), os atacantes tentaram sobrecarregar e deitar a baixo a rede informática do executivo europeu. Segundo Bruxelas, o ataque causou alguma lentidão na velocidade de ligação aos sites, mas não houve qualquer acesso a dados.

“A Comissão foi de facto vítima de uma tentativa de ataque para saturar as nossas ligações à internet. Foram tomadas medidas de resposta e não houve interrupção do serviço”, afirmou Margaritis Schinas, porta-voz da CE.

A situação terá contudo levado a que os colaboradores da Comissão Europeia ficassem sem acesso à internet durante várias horas, enquanto a equipa de segurança informática do Executivo tentava controlar e averiguava o sucedido, avançava ontem a publicação Politico.

Nesta altura, a CE diz que o grupo de hackers que lançou o ataque ainda não é conhecido, mas já há uma investigação em curso. Fontes internas dão conta de que Bruxelas ficou de sobreaviso e estará à espera de novas ondas de ataques nos próximos dias.