Os portugueses que fazem compras pela internet disseram de sua justiça e uma análise da Deco Proteste revelou que as lojas de comércio eletrónico da marca da maçã levam a “medalha de ouro” no que toca ao nível de satisfação dos seus clientes.

O inquérito, realizado em 2015, demonstrou que os produtos mais procurados pelos “compradores digitais” são eletrónica de consumo, como telemóveis, tablets, máquinas fotográficas, computadores e acessórios correspondentes.

Numa escala de 0 a 10, o nível médio de satisfação global relativamente às lojas de comércio online chegou aos 7,6. A Apple conseguiu chegar aos 8,6, ao passo que a NOS, a MEO, a Rádio Popular e a Chip 7 ficaram com as classificações mais baixas.

As lojas online da Vodafone, da Fnac e da Recoon ficaram com uma nota de 7,8, ficando imediatamente abaixo da Apple.

No que diz respeito à devolução dos produtos e à restituição do respetivo valor ao comprador, 8% dos inquiridos pela Deco Proteste revelaram que devolveram os itens mas não receberam o montante em questão nem nenhum produto em troca.

A legislação em vigor indica que, em casos de compras via online, o consumidor tem o direito de, até 14 dias, devolver o produto e recuperar o valor do mesmo ou trocá-lo por outro artigo.

De acordo com informações da Deco, as entregas dentro dos prazos previamente estipulados são um fator prezado pelos consumidores.

A Apple, a Vodafone e a Fnac obtiveram notas acima dos 8 valores, no que diz respeito à usabilidade das suas lojas de eCommerce, enquanto a Redcoon alcançou a classificação mais alta no que toca à satisfação quanto aos preços praticados.