O aparecimento dos ad blockers significou uma redução de receitas para as publicações online. A utilização maciça destes programas levou, inclusivamente, alguns sites noticiosos a pedir aos leitores que desliguem o software antes de continuar a navegar no seu portal.

A lógica na base deste tipo de software é simples: eliminar todos os anúncios das páginas web onde navegamos, livrando o utilizador de todo o tipo de publicidade indesejada. No entanto, sendo a publicidade a maior fonte de financiamento dos meios de comunicação social, os ad blockers também vieram reduzir as receitas que as publicações conseguem obter com esses anúncios.

Para colmatar esse fator, a AdBlock Plus está a trabalhar numa estratégia que permita manter os bloqueadores de anúncios sem prejudicar o nível de receitas dos sites. Em parceria com uma startup, a empresa que desenvolve uma popular ferramenta de bloqueio de anúncios, está a criar um método para permitir aos utilizadores pagarem às entidades que produzem os conteúdos que leem. A metodologia chama-se Flattr Plus e a empresa que a criou (Flatt) é especialista neste tipo de soluções.

A partir deste recurso, o leitor pode definir uma quantia mensal para pagar aos produtores de conteúdos e escolher o destinatário dessa quantia. No caso concreto deste novo projeto, continua a caber ao utilizador a definição do montante a pagar aos produtores de conteúdos, mas é o software que vai “decidir” a quem entrega esse montante, a partir da análise da sua atividade online.

À partida, esta aparenta ser uma forma mais justa de distribuição do dinheiro angariado, já que tem em conta aspetos como o tempo que passamos em cada página, ou o número de visitas que fazemos a determinado site.

Contudo, calcular as percentagens e os destinos dos pagamentos não será necessariamente fácil para o Flattr Plus. Embora o método privilegie as páginas onde passamos mais tempo ou que mereceram o maior número de visitas, isso não significa que aí estejam os artigos que mais gostámos de ler, um pormenor mais difícil de aferir pelo Flattr Plus.

Ao TechCruch Ben Williams, responsável pela comunicação do AdBlock Plus, disse que o programa ainda se encontra em fase beta mas o plano é lança-lo durante este ano. Em 2017, a empresa espera conseguir reunir 500 milhões de dólares em pagamentos para as publicações. Para receber esse dinheiro, as publicações terão de se inscrever no programa da AdBlock.