A publicidade é, como muitos certamente saberão, o gerador de lucro da esfera digital. Mas, mesmo com isso em mente, os utilizadores não deixam de se sentir (naturalmente) importunados pelas torrentes de anúncios que têm de enfrentar quando navegam na Internet.

Numa mensagem publicada no seu blog, o Facebook afirma que está a desenvolver uma nova abordagem aos anúncios que mostra nas suas páginas.

A rede social diz que vai tornar mais fáceis de utilizar, mais eficazes e personalizáveis as suas "preferências de anúncios", para que o utilizador possa evitar determinado tipo de publicidade. No entanto, esta nova postura não significa o fim dos anúncios no Facebook: significa apenas que os utilizadores vão poder escolher o tipo de publicidade que não querem ver. Mas terão sempre de a ver.

Com isto, parece que o Facebook quer que os utilizadores deixem de recorrer a adblockers, que utilizam para não serem bombardeados com publicidade irrelevante que só prejudica a experiência de utilização.

A empresa explica que com a evolução das preferências avançadas sobre a visualização de publicidade, os anúncios vão também aparecer para os utilizadores de desktop que usam adblockers. Ou seja, mesmo com software de bloqueio de anúncios, os utilizadores do Facebook em PC vão ter de ver publicidade na página.

É o fim dos adblockers? Pode não ser. Muito provavelmente enquanto os utilizadores forem obrigados a consumir publicidade sem a solicitarem, existirão sempre produtos que a tentam bloquear.