Embora seja frequentemente associado às páginas noticiosas que optam por dar títulos sensacionalistas às suas publicações, o clickbait nem sempre se manifesta da mesma maneira. E de acordo com o Facebook, há um fenómeno semelhante e igualmente nocivo em ascensão naquela plataforma social. A empresa chama-lhe "engagement bait".

As publicações que se inserem nesta categoria são bastante frequentes naquela rede social. Segundo o Facebook, estas caracterizam-se por darem um novo significado aos likes e às partilhas, transformando-os em votos ou em tomadas de posição - que atire a primeira pedra quem nunca se cruzou com um post que dizia "partilhe se gosta muito do seu cão".

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Uma das formas mais "lucrativas" de engagement bait é a votação, em que o autor do post coloca uma pergunta aos seus seguidores, transformando cada uma das reações disponíveis numa resposta diferente. Nesta lógica, a reacção que for escolhida mais vezes, ganha.

Apesar de parece inocente à primeira vista, esta é também uma forma de ludibriar o algoritmo do Facebook, que está desenhado para privilegiar as publicações com mais engagement (likes, partilhas, comentários e visualizações), dando-lhes, automaticamente, mais visibilidade.

Agora, o Facebook decidiu que não vai continuar a deixar as páginas manipular o algoritmo a seu bel-prazer e alega que os próprios utilizadores já demonstraram o seu desagrado para com posts de spam que os incentivam a interagir com as reações, os comentários e as partilhas.

Em consequência, a empresa decidiu deixar de passar a beneficiar publicações que se destaquem pelo engagement graças a este sistema. A nova medida vai começar a ser aplicada na próxima segunda-feira e vai traduzir-se na diminuição do alcance de todos os posts que o Facebook identificar como sendo um caso de engagement bait.