O Facebook e o Twitter estão desde sábado bloqueados na Argélia para evitar novas fugas de informação relativas aos exames nacionais de acesso à universidade, depois de já este mês de junho vários alunos dos liceus daquele país terem recebido através dessas e outras redes sociais partes dos conteúdos das provas.

O objetivo é impedir “batotas” nos testes escritos em causa, bem como “proteger” os próprios estudantes. “As medidas servem para proteger os alunos perante a publicação nas redes sociais daquilo que podem ser exames falsos”, defendem as autoridades competentes da Argélia para justificar dos sites.

Segundo a Reuters, milhares de estudantes terão mesmo de repetir algumas provas devido a esta fuga de informação para a Internet, com estes novos exames a terem início já a partir de 23 de junho.

No início deste mês, a divulgação não oficial nas redes sociais de alegadas partes dos exames finais dos liceus conduziram a uma investigação policial e até à detenção de várias pessoas, incluindo profissionais ligados ao sistema de ensino do país.