O Facebook iniciou uma campanha de prevenção contra o suicídio em 2011. Na altura conhecida como Compassion Research Day, o programa evoluiu para a criação de ferramentas concretas que passaram a estar permanentemente disponíveis na rede social desde 2015 em alguns países.

As ferramentas permitem que os utilizadores assinalem, de forma rápida e descomplicada, publicações de amigos que possam revelar algum risco de suicídio ou auto-mutilação.

Para estes casos, o Facebook oferece várias opções que vão desde a partilha anónima de contactos de organizações de apoio até ao envio de uma mensagem de ânimo que o próprio Facebook pode ajudá-lo a escrever.

Outra das opções é a revisão do post por parte de uma equipa especializada que, posteriormente, pode entrar em contacto com a pessoa em causa, fazendo-lhe chegar informação adequada através de uma interface pensada para lidar com utilizadores mentalmente fragilizados.

O Facebook anunciou agora, em comunicado, que vai disponibilizar estes recursos globalmente. De acordo com o TechCrunch, Antigone Davis, chefe global de segurança da empresa, e a investigadora Jennifer Guadagno, escreveram que "estas ferramentas foram desenvolvidas em colaboração com organizações de saúde mental e com o contributo de pessoas com experiências pessoais com a auto-mutilação e o suicídio".

O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo tendo especial incidência nas camadas mais jovens da população onde, muitas das vezes, a tragédia tem origem no cyber-bullying. Mecanismos de ajuda como este podem ser importantes dada a rapidez e o facto de atuarem num campo onde são feitos vários ataques às vítimas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.