A divisão em feed de Publicações e feed Explorar, que aconteceu na Bolívia, Guatemala, Cambodja, Eslováquia, Sérvia e Sri Lanka, resultou numa queda das interações na páginas dos média da Eslováquia, disse Filip Struhárik, jornalista do jornal eslovaco Dennik N, em declarações ao The Guardian.

"As páginas estão a ver quedas dramáticas no alcance orgânico", reforçando que “O alcance de várias páginas do Facebook caiu, na quinta-feira e sexta-feira, dois terços em comparação com os dias anteriores". Com este teste, o engajamento dos utilizadores com as páginas do Facebook caiu precipitadamente, com as publicações a relatarem descidas de 60% a 80%.

Na Guatemala, alguns jornalistas locais mostraram-se preocupados com a mudança "catastrófica", informando que o novo feed misturou o seu trabalho com sites "absurdos", permitindo a “propagação de propaganda com um efeito potencialmente nocivo sobre a democracia como um todo”, afirmou Dina Fernandez,  jornalista do site Soy502, da Guatemala.

Para os sites maiores, com várias maneiras diferentes de comunicarem com os seus leitores, isso poderá não ter grandes consequências, mas para aqueles que dependem muito das redes sociais, esta alteração no feed pode significar uma significativa perda de tráfego e participação no Facebook para conseguir visibilidade na rede.

O responsável pelo feed de publicações do Facebook, Adam Mosseri, reagiu, declarando que “o que se pretende é perceber se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público. Ouviremos o que as pessoas dirão sobre a experiência e perceberemos se é uma ideia que vale a pena perseguir”.

Mosseri deixou ainda o recado de que “não há planos para alargar isto além dos países de teste ou pedir a páginas no Facebook que paguem para serem distribuídas no Feed de Publicações e no Explorar”.