O Facebook anunciou esta quarta-feira o lançamento de uma ferramenta online onde os utilizadores poderão confirmar se seguem ou gostam de alguma das páginas (ou posts) criadas pelo Internet Research Center, a agência afiliada ao governo russo responsável pela campanha de propaganda pro-Trump online. O portal vai monitorizar a atividade dos utilizadores entre janeiro de 2017 e agosto de 2017, face às contas identificadas como tendo sido criadas por esta entidade.

Diretor das “secretas” dos EUA diz estar convicto do envolvimento da Rússia nas presidenciais
Diretor das “secretas” dos EUA diz estar convicto do envolvimento da Rússia nas presidenciais
Ver artigo

O Facebook adianta que todas as páginas contempladas nesta ferramenta, que estará disponível através do Facebook Help Center, estiveram envolvidas na disseminação de notícias falsas durante a campanha eleitoral que antecipou as eleições presidenciais norte-americanas de 2016. A rede social, tal como a investigação conduzida ao caso, acredita que esta propaganda plantou a "divisão e a desconfiança" entre o eleitorado dos EUA. Num dos casos, chegaram até a ser organizadas manifestações no mundo real.

A empresa de Zuckerberg explica que esta ferramenta é apenas "uma parte do esforço contínuo que temos feito para proteger as nossas plataformas e as pessoas que as utilizam, de agentes mal intencionados que tentam minar a nossa democracia".

tek facebook fake news

Adicionalmente, esta é também uma forma de mostrar ao Congresso norte-americano que a empresa está seriamente comprometida com a transparência, isto depois de ter sido acusada de atrasar as investigações que estavam a ser feitas à presença russa no Facebook.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.