Depois de várias horas com problemas, o WhatsApp regressou à normalidade e aconteceu o mesmo com um conjunto de serviços da Apple, que deixaram de funcionar corretamente também esta quarta-feira por algumas horas.

No caso do WhatsApp, e como mostra o site Downdetector, as falhas chegaram a afetar vários milhares de pessoas em simultâneo. A maior parte das falhas reportadas e identificadas pelo site, que compila dados de diferentes fontes de informação, aconteceram entre as 18 e as 22 horas e sentiram-se em várias partes do globo.

Em Portugal, a maior parte dos relatos (59%) identificaram dificuldades no envio de mensagens, muitos tiveram também dificuldade em aceder à aplicação. Nos Estados Unidos, por exemplo, o acesso à aplicação foi a falha mais reportada.

Veja as imagens

O problema acompanhou a tendência global, no que se refere ao período de tempo em que foram registadas falhas no serviço. Os dados compilados pelo Downdetector mostram também que Lisboa, Setúbal, Porto e Viseu foram as regiões do país que mais se destacaram no mapa de falhas e problemas relatados.

Recorde-se que ainda no mês passado milhares de utilizadores em todo o mundo tiveram também problemas no acesso a outros serviços da Meta, como o Facebook e o Instagram, que estiveram indisponíveis ou com serviços limitados durante mais de duas horas. Na altura, a falha foi explicada pela empresa como consequência de problemas técnicos, mas não faltaram os habituais memes.

Veja as imagens

Pela altura em que o acesso ao WhatsApp começou a normalizar, também os utilizadores de vários serviços da Apple começaram a assinalar problemas em diferentes serviços, incluindo a App Store, Apple TV+ e Apple Music. Serviços como o Apple Fitness+, Audiobooks, Books e Podcasts foram também afetados por problemas que dificultaram o acesso ou a utilização normal.

Falhas nos serviços da Apple - abril 2024
créditos: Downdetector

As falhas foram registadas também neste caso em diferentes regiões do globo, como a Apple reportou no próprio site e como também identificou o site Downdetector, que neste caso não apresentou dados para Portugal. Os problemas tiveram início pouco depois das 22 horas e entretanto a situação normalizou. A página da Apple que relata o estado de cada serviço, a esta hora mostra que todos estão a funcionar corretamente.