Os sites de distribuição ilegal de conteúdos protegidos por direitos de autor acabaram com essa lógica e hoje pode não ser preciso mais do que algumas semanas para garantir acesso a qualquer nova película, muito antes da estreia nas salas de cinema. Isto claro, para quem consome pirataria.

O site Torrent Freak fez uma análise onde concluiu que entre os 37 filmes nomeados para os maiores prémios do cinema, quase todos (95%) estão já acessíveis através de sites piratas. A exceção vai para as curtas-metragens e para os filmes estrangeiros. Nem o recém-estreado Star Wars escapa, embora o site não tenha conseguido encontrar nenhuma versão pirata do filme de boa qualidade.

Ainda que a pirataria seja um recurso que muitos não usam e haja muito a gente a não trocar a emoção de uma sala de cinema pela exibição no ecrã do PC, o facto é que os sites deste tipo têm milhões de utilizadores que satisfazem a curiosidade por novas películas nestas plataformas e não voltarão a ver os mesmos filmes noutros locais, pagando para isso.

Outra nota a reter da análise é a quantidade de filmes estreados no ano passado já com edições pirateadas para DVD ou Blu-ray. No total 17 filmes já podem ser encontrados nestes suportes, um número que é um recorde face aos indicadores apurados na última década.

O filme que este ano pode ganhar a estatueta dourada, como o melhor do ano, sairá deste grupo: