O último relatório global da We Are Social e da Hootsuite indica que foi ultrapassada a marca dos três mil milhões de utilizadores ativos nas redes sociais. A tendência é para que o número cresça sem sinais de abrandamento. E de acordo com os últimos números, a média de crescimento é já de um milhão de novos utilizadores por dia.

tek redes sociais

A plataforma favorita dos internautas continua a ser o Facebook, sendo que o website foi o maior responsável pelo crescimento registado ao longo dos últimos quatro meses. Em termos de utilizadores ativos mensais, o portal de Mark Zuckerberg ultrapassa já a marca dos 2 mil milhões, com 87% dos acessos a serem feitos através de equipamentos móveis.

O YouTube é a segunda rede da lista, com WhatsApp, Messenger e WeChat logo a seguir.

De acordo com a GSMA Intelligence, a utilização de smartphones é outro dos indicadores em crescendo. A empresa diz que, em média, existem 650 mil novos utilizadores por dia.A relação entre a utilização de redes sociais e telemóveis tem também aumentado o volume médio de dados móveis gastos por mês. A Ericsson adianta que, por agora, a conta vai já nos 2,3GB por cabeça, um número que representa mais 70% do que o assinalado em junho do ano passado.

tek data

A AppAnnie justifica este incremento com o facto de cada vez mais áreas da vida humana beneficiarem com a existência de aplicações relacionadas, sendo que as categorias mais populares são as comunicações, os conteúdos, os jogos e as viagens.

O Android continua a ser o sistema operativo móvel predominante na indústria, cobrindo cerca de três quartos de todos os smartphones ativos no momento. Em conjunto com o iOS, da Apple, os sistemas equipam 92% de todos os smartphones utilizados para aceder à internet via browser.

O relatório sublinha ainda a distinção que está a ser feita entre tablets e smartphones que cada vez mais servem tarefas e necessidades diferentes. Segundo a AppAnnie, os tablets são maioritariamente utilizados para lazer, ao passo que a utilização de um smartphone é mais equilibrada.

tek digital rs
O download do relatório pode ser feito através deste link.