Ontem foi a vez ‘mil milhões’ para dois conhecidos serviços de comunicação pela Internet: o Gmail da Google e o WhatsApp do Facebook. Ambos os marcos históricos foram partilhados por executivos das respetivas empresas.

Do lado da Google foi Sundar Pichai, o diretor executivo, quem partilhou as ‘boas novas’. O Gmail passa assim a ser o sétimo serviço da tecnológica a chegar aos mil milhões de utilizadores, depois de ferramentas como a pesquisa, o Google Play e o Chrome o já terem feito.

O Gmail ganhou cem milhões de utilizadores desde maio do ano passado, altura em que apresentava 900 milhões de contas ativas nas suas ‘fileiras’.

Também o serviço de comunicação WhatsApp, detido pelo Facebook, chegou aos mil milhões. A notícia foi dada pelo diretor executivo da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg. O CEO congratulou os mentores originais do projeto, mas depois acabaria por puxar a ‘brasa à sua sardinha’.

Zuckerberg lembrou que desde a aquisição feita pelo Facebook que o WhatsApp mais do que duplicou o seu número de utilizadores - eram 450 milhões em 2014 - e deixou cair a mensalidade anual de 99 cêntimos que existia no serviço.

A próxima etapa passa pela disponibilização do WhatsApp para empresas, o que deverá trazer a tão esperada monetização para a plataforma. O Facebook vai então tentar justificar os 19 mil milhões de dólares pagos pelo serviço de mensagens instantâneas.