A Google desenvolveu uma nova funcionalidade, o “Google for Jobs”, que permite aceder a anúncios de emprego a partir dos seus resultados. O motor de busca passa agora a incorporar novas opções de pesquisa para o utilizador e a facilitar a inserção de listas de oportunidades de emprego por parte das empresas que estão a recrutar.

Foi durante esta terça-feira que a Google anunciou que estão a permitir que os responsáveis pelos sites de recrutamento possam inserir as suas listas de oportunidades de emprego no Google for Jobs, disponibilizando inclusive um manual para esse efeito.

Quem ande à procura de trabalho pode pesquisar o cargo pretendido, filtrando os resultados, se assim o entender, por uma localização específica. Ainda é possível organizar os resultados da pesquisa por critérios como função, empresa, salário e mesmo por perguntas que os empregadores fazem nas entrevistas de emprego.

Quando o utilizador escolhe um dos anúncios, a plataforma disponibiliza formas para entrar em contacto com as agências de recrutamento ou com a empresa que está a contratar.

O mundo Google fica agora um pouco mais complexo, mas, simultaneamente, mais útil para aqueles que procuram trabalho. Ao invés de ter que andar de site a site, esta nova funcionalidade cria uma lista de todas as oportunidades de várias empresas de recrutamento. É, não só uma mais valia para os trabalhadores que encontram o que precisam numa única pesquisa, como para as empresas que querem divulgar as novas vagas de emprego através de publicação direta nesta ferramenta de pesquisa.

O LinkedIn, Monster, WayUp, DirectEmployers, CareerBuilder, Glassdoor e Facebook são algumas das empresas que já estabeleceram parcerias para a nova funcionalidade Google for Jobs.