Os rumores de que a Google tinha intenção de ter no Chrome, ativo de origem, um bloqueador de anúncios surgiram em abril e dois meses depois eram confirmados oficialmente.

A intenção é que a tecnologia, integrada tanto nas versões desktop como mobile do browser, filtre determinado tipo de publicidade que possa prejudicar a experiência de navegação dos internautas, e que tem levado muitos a optarem por bloqueadores como o AdBlock e o AdBlock Plus.

Os únicos anúncios que serão aceites são os que integram o conjunto definido pela Coaliation for Better Ads, uma associação criada em março por um grupo de gigantes ligadas ao sector da publicidade, do qual fazem parte nomes como a Google e o Facebook, grandes agências e alguns meios de comunicação, como a Reuters e o The Washington Post.

Recorde-se que, entre os formatos a bloquear estão aqueles que ocupam mais de 30% da página, os que tocam som automaticamente e os que cobrem todo o conteúdo, obrigando o utilizador a esperar alguns segundos.

A nova funcionalidade deverá estar completamente funcional a partir do início de 2018, mas por enquanto já está integrada na versão do Chrome para programadores e na versão Chrome Canary – a versão que inclui as mais recentes novidades do browser, ainda por testar devidamente –, que está disponível para os utilizadores interessados diretamente a partir da Google Play.

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