Apesar de futebol ser desporto e não tecnologia, não deixa de haver bons contributos que esta última possa dar à primeira. Após vitória portuguesa na final do Euro 2016, o Google Trends é o espelho tecnológico do que se passou no mundo durante as últimas horas. E, espante-se, dos interesses que levaram as pessoas a utilizar o motor de busca mais famoso do mundo, pouco mais de nenhum estava relacionado com outra coisa que não Portugal e a final do europeu de futebol.

A partir de Portugal, as pesquisas têm sido dominadas por palavras como "portugal", "cristiano ronaldo", "pepe", "rui patrício" e "nani". Na secção de imagens esta tendência também fica explícita: "bandeira de portugal" é a expressão mais pesquisada nas últimas horas.

No geral, as buscas não fogem ao tema "Portugal campeão" que ocupa os primeiros cinco lugares com pesquisas por "Eusébio", "Seleção" ou "Fernando Santos". Nos Estados Unidos, também "Portugal" e "Ronaldo" são trending topics.

Dentro da temática do desporto, a hierarquia dos temas mais pesquisados em território nacional é liderada por "João Mário" e "Portugal". Em segundo lugar estão "Ricardo Quaresma", "Fernando Santos" e "Seleção Portuguesa de Futebol", "Guy Roux" e "Renato Sanches" são as terceiras pesquisas mais populares e "Cristiano Ronaldo" e "Éder" ocupam, respectivamente, o quarto e quinto lugar deste top.

Na última hora, "Renato Sanches" e "Taça das Confederações" são os tópicos a registar o maior aumento nas pesquisas.

Em França, os internautas aproveitaram para fazer questões sobre a seleção; "Quem vai ganhar o Euro 2016?", "Quando foi a última vez que Portugal ganhou a França?" e..."Porque é que os jogadores de Portugal falam tão bem francês?"foram algumas das perguntas feitas.

Já sobre a França, os portugueses quiseram saber "Onde joga o guarda-redes de França?", "De onde é Dimitri Payet?" ou "Porque é que França tem um galo na camisola?".

Para além do futebol, "Patrícia Mamona", "António Costa" e "Economia Portugal" completam o top de pesquisas mais populares das últimas horas.