Numa publicação feita através do seu blog oficial, a Valve anunciou que vai fechar a plataforma Steam Greenlight e substituí-la por um novo processo ao qual dará o nome de Steam Direct.

O Greenlight era uma plataforma onde os developers podiam apresentar os seus jogos à comunidade Steam. O jogo era, depois, votado pelos jogadores e, caso tivesse uma boa pontuação, seria lançado na loja oficial da empresa.

Este processo era acusado de ser “obscuro” uma vez que existiam esquemas para colocar os jogos na loja oficial, para além de ser difícil encontrar os jogos “Greenlight” entre outros videojogos mais conhecidos.

Para já, a Valve vai substituir o Greenlight pelo Direct, mas o processo de submissão dos jogos ainda não está definido e será revelado mais perto do lançamento da nova plataforma. Ao que tudo indica, os estúdios e programadores vão ter de submeter documentos e ser aprovados pela Valve até poderem lançar os seus jogos por um valor que está ainda por definir.

No seu blog, a Valve explica que para definir este valor pediram opinião aos estúdios. “Deram-nos respostas entre valores tão baixos como 100 dólares e tão altos como cinco mil dólares. Há prós e contras em cada ponta do espectro e queremos reunir mais feedback antes de definir um número”.

A dona da Steam explica ainda que, atualmente, há cerca de 100 títulos “Greenlight” na loja que “fizeram pelo menos um milhão de dólares cada”, cerca de 939 mil euros. O Direct deverá chegar durante a primavera deste ano.