Para os saudosistas das enciclopédias em papel há que ser sincero e admitir que os tempos antigos provavelmente não voltam. A era da informação digital instalou-se e a lógica dos custos está a fazer render até os editores mais tradicionais, que mergulham em edições acessíveis através do PC e de outros dispositivos eletrónicos e deixam para trás os velhos fascículos.



No entanto, as hipóteses de acumular saber na sua posse continuam a existir e acabam de ser alargadas, com o anúncio de versões para download da maior enciclopédia online do mundo. A organização que gere a Wikipedia anunciou que passa a ser possível a quem quiser descarregar um ficheiro com toda a informação contida nesta enciclopédia online colaborativa fazê-lo.



Vantagens? Ter todo o conteúdo à disposição a qualquer hora, mesmo que não se disponha de uma ligação à Internet. Requisitos? Espaço, e muito. O ficheiro que permite concentrar todo o saber da Wikipedia num único arquivo pesa 9,7 GB.



Tendo em conta os milhões de artigos que a Wikipedia encerra o tamanho do arquivo é até razoável, algo que foi possível abdicando da generalidade das imagens que ilustram os artigos. Já os gráficos, tabelas e outras ilustrações são mantidas.



O arquivo que permite descarregar a Wikipedia para o computador é um OpenZIM legível a partir de programas como o Kiwix, disponível para Windows, Mac e Linux. A versão descarregável da enciclopédia está disponível em inglês e reúne toda a informação até janeiro deste ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira