Para aceder à nova área do Portal das Finanças é preciso usar a identificação do contribuinte, com o número fiscal e a senha das finanças, após a qual pode ter acesso à informação de todas as despesas registadas com esse NIF em 2015, e que vão integrar as deduções do IRS a entregar em Abril.  

A informação aparece agregada, com a indicação dos valores brutos gastos em cad área, mas é possível verificar os detalhes de cada uma das categorias de despesas, entre as despesas de saúde e seguros de saúde, educação ou formação, imóveis e lares.

Na galeria abaixo pode verificar os vários passos e as imagens apresentadas em cada área consultada.

Se verificarem diferenças nos valores apurados, os contribuintes podem apresentar as suas reclamações Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) entre os dias 16 de março e 31 de março, um prazo alargado devido às alterações que o processo teve nas últimas semanas.

Recorde-se que no mês passado o Ministério das Finanças tinha comunicado um adiamento dos prazos de verificação e comunicação de facturas electrónicas no portal e-factura por uma semana, remetendo a entrega da declaração modelo 3 do IRS para abril.

A Autoridade Tributária lembra que a informação disponibilizada é individual (por NIF), não atendendo à composição do agregado familiar ou ao regime de tributação, separada ou conjunta, no caso de sujeitos passivos casados ou unidos de facto, uma vez que estes dados só serão conhecidos aquando da entrega da declaração Modelo 3 do IRS. 

Refere-se ainda que os valores declarados substituem, para efeitos de cálculo destas deduções à coleta, os que tiverem sido comunicados à AT e por esta demonstrados na página pessoal de cada um dos elementos do agregado familiar