Face ao aumento de tráfego no último ano, em 65%, esta nova localização no Prior Velho, no datacenter da itconin, pretende garantir a ligação de novas organizações ao GigaPIX - operadores, entidades responsáveis pela produção de elevados volumes de tráfego etc. - e assegurar a qualidade da velocidade das ligações, inclusivamente com entidades que se já encontram ligadas.

Além desta localização, o GigaPIX está presente em mais duas salas técnicas em Lisboa, dentro do Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e no Porto, na FEUP. "A adição de uma nova localização, física e logicamente ligada às outras duas, permite agora que novos membros usufruam de uma ligação mais célere e simples", refere -se numa nota enviada à imprensa

O GigaPIX tem como objetivo melhorar a qualidade da interligação das redes IP em Portugal, evitando a utilização de recursos internacionais para o trânsito de pacotes IP, o que torna a comunicação mais eficiente e menos dispendiosa. Outros dos objetivos é facilitar o fornecimento de serviços com elevada qualidade de conectividade à comunidade RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Esta iniciativa é promovida e operada pela Unidade Computação Cientifica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que atualmente disponibiliza o GigaPIX a dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados de Lisboa e Porto, com portas individuais de 10Gbps, 1Gbps e 100Mbps.

A adesão ao GigaPIX é aberta a todas as organizações que cumpram os requisitos técnicos e legais, facilitando uma plataforma de troca de tráfego IP a todos os seus membros. Mais informação em www.fccn.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.