Perto de metade dos europeus desistem de uma pesquisa se não encontrarem a informação que procuram entre os 10 primeiros resultados apresentados, mostrando-se impacientes e exigentes no que toca à eficácia dos motores de busca.

As conclusões fazem parte de um estudo do IAB Europe and InSites Consultancy e mostram que mais de 40 por centro dos inquiridos espera que o topo da lista mostre os resultados mais relevantes, deixando de pesquisar se a informação que pretendem não se incluir entre os 10 primeiros resultados. Mais de 70 por cento pára a partir do 20º resultado.

Realizado em 16 países da Europa, junto de 32 mil internautas com mais de 15 anos, a mesma análise revela ainda que, nos últimos 12 meses, um terço dos inquiridos europeus vendeu algo através da Internet, recorrendo a sites de classificados ou leilões.

Entre os adeptos do género, 32 por cento terão feito pelo menos uma venda online, enquanto 14 por cento afirma ter vendido mais de quatro itens.

O Marketers and Consumers, Digital and Connected mostra também que pelo menos 90 por cento dos internautas europeus acedem à Web semanalmente para consultar sites de informação e perto de metade procura dados sobre marcas ou produtos em sites de comparação de produtos, especializados ou onde os consumidores troquem opiniões.