Estava em desenvolvimento desde o ano passado e baseia-se na popular plataforma criada pelo MIT e hoje usada em várias partes do mundo, o OpenCourseWare. O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal vai permitir aos investigadores de qualquer instituição do ensino superior disponibilizarem online os resultados da sua investigação científica.

A plataforma fica acessível para qualquer instituição do sistema científico e do ensino superior e permitirá que as instituições lá alojem os seus próprios repositórios de informação científica e académica, mantendo a identidade corporativa. Os repositórios já existentes têm integração garantida na plataforma, que desta forma pode assegurar uma abrangência nacional.

O desenvolvimento do RCAAP foi uma iniciativa da UMIC, concretizada pela FCCN em colaboração com a Universidade do Minho e contou com o financiamento da UMIC e da União Europeia, através do POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. O funcionamento da plataforma será assegurado pela FCCN.

A apresentação da nova plataforma é feita em simultâneo com o arranque a 3ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, que decorre hoje e amanhã em Braga.

De recordar que a Universidade do Minho foi pioneira no país na criação de repositórios científicos de acesso aberto, quando em 2003 criou o RepositórioUM. Mais recentemente várias outras universidades avançaram também com iniciativas idênticas.

A notícia mais recente nesta área foi a da parceria da Universidade de Évora com a rede Universia, utilizadora da plataforma do MIT para garantir a disponibilização dos conteúdos produzidos pelos professores da sua rede de universidades a todos os alunos.