Já são conhecidos os finalistas de mais uma edição dos Fiasco Awards. Para quem não conhece a distinção o nome não deixa muita margem para dúvidas. Os prémios distinguem os projectos TI que mais se destacaram na capacidade de criar muito expectativa e fracos resultados.

À recta final desta competição, que ninguém tem grande interesse em vencer, estão alguns "monstros" da tecnologia como a Google, Toshiba, Sony ou Apple. A dona do motor de busca mais popular do mundo garante lugar na lista através do Google Wave. Como qualquer projecto da Google provocou vários rumores, uma enorme expectativa mas em termos de resultados, hoje não figura entre os maiores sucessos da empresa.

A Toshiba não tem o nome directamente na lista de nomeados, mas é como se tivesse, já que o falecido HD DVD era uma tecnologia promovida por si. Como se sabe não descolou e acabou por ser descontinuada, deixando o caminho livre para o Blu-ray, que se afirma como norma da indústria para a nova geração de vídeo, sucessora do DVD.

Ainda directamente do Japão chega mais um dos conceitos eleitos para a short list dos Fiasco Awards 2010, a PSP GO. A consola portátil foi lançada pela Sony no Verão e pretendia afirmar-se como mais uma opção, para além da PSP original. A principal diferença, para além do preço, é que está focada nos jogos online que podem ser descarregados do serviço da Sony, quando na versão original os jogos físicos são a principal fonte de "alimentação" da consola.

Acabadinho de ser lançado nem por isso escapou à nomeação, o novo tablet da Apple. Já ninguém tem dúvidas relativamente ao poder da máquina montada pela empresa para atrair a atenção para os seus lançamentos, o que muitos ainda não têm como claro é que o mais que esperado iPad seja tão inovador como conseguiram ser outros produtos da marca lançados sob o mesmo clima de expectativa.

O DRM, o DVB-T interactivo, a rede social empresarial Xing ou as videochamadas que a terceira geração móvel prometia potenciar, como anteviram muitos estudos de mercado, também constam da lista que está publicada e detalhada online, à espera de votos que decidam o grande vencedor do ano.