A Deco fez uma análise às taxas cobradas pelos bancos para as principais operações quotidianas e concluiu que a utilização dos canais online pode reduzir de forma significativa os custos suportados pelo cliente. A poupança anual, segundo as contas da associação de defesa do consumidor, pode ascender a 326 euros.



Na análise, citada pelo i, a Deco analisou três perfis de cliente e encontrou o melhor banco em cada um deles. Entraram em linha de conta, os custos de manutenção de conta, das transferências, ou dos cartões usados pelos clientes.

Nos diversos cenários o acesso ao banco através da Internet revela-se mais económico, já que muitas instituições eliminam algumas das taxas cobradas, ou pelo menos reduzem o seu valor, sempre que o cliente privilegia este canal em vez de se deslocar ao balcão.



Na análise que teve em conta um perfil de utilizador com uma conta à ordem com saldo médio reduzido, cartão de débito e 12 transferências interbancárias por ano a melhor classificação foi para o ActivoBank que cobra taxas anuais de 42 euros, no caso das operações serem realizadas ao balcão e as elimina se o cliente preferir os serviços online.



O banco do grupo Millenniumbcp volta ter a melhor pontuação num cenário em que o saldo médio do cliente é mais elevado e que, além do cartão de débito, está também ativo um cartão de crédito e um maior número anual de transferências. Nesse cenário o Activo cobra taxas anuais de 84 euros ao balcão, valor que desaparece se todas as operações forem realizadas online.



O banco mais caro (Deutsche Bank) realiza as mesmas tarefas ao balcão por quase 326 euros anuais, um valor impulsionado sobretudo pelo valor das transferências.



Num cenário que acrescenta ao perfil do cliente (com saldo médio baixo) a domiciliação de ordenado e a utilização de descoberto 10 dias do mês, a melhor pontuação vai para o BPI que soma taxas de 49,50 euros anuais se as operações forem realizadas ao balcão, que diminuem para 8,34 euros online.



De sublinhar que a análise da Deco tem também em conta fatores não relacionados com a utilização ou não dos canais online, como o impacto da domiciliação de ordenado nos custos anuais da conta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico