Saltando o protocolo definido, na sessão de inauguração oficial do Web Summit Paddy Cosgrave pediu uma salva de palmas para os empreendedores portugueses e acabou a convidar todos os que representam Portugal durante este mega-evento para subirem o palco. E João Vasconcelos, o secretário de Estado da Indústria que assume a tutela das startups e está no centro da dinâmica nesta área afirmou que “estas são agora as estrelas rock do meu país”.

O formalismo não foi totalmente ignorado e em conjunto com Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e António Costa, primeiro-ministro de Portugal, no palco do MEO Arena form feitas as trocas de "galhardetes" habituais. No caso com a entrega da Chave da Cidade de Lisboa ao CEO e fundador do Web Summit.

O estadista está confiante de que o Web Summit não se trata de um mero evento, mas sim de o início de uma parceria entre a capital portuguesa e a organização daquele que é considerado o maior acontecimento de tecnologia, empreendedorismo e inovação de toda a Europa.

Com o palco tomado pelos empreendedores à volta de quem o evento gira, Paddy Cosgrave agradeceu especialmente a Miguel Santo Amaro, CEO da startup portuguesa Uniplaces, por ter colocado Portugal no seu radar. Depois de ter ganho várias competições a nível internacional, a Uniplaces tomou como refém a atenção do irlandês no evento de 2014.

Dois anos depois de ter começado a ver Portugal com outros olhos, Paddy Cosgrave traz à costa lusitana

um evento que promete promover o que de melhor e de mais empreendedor se faz por cá e colocar o país no mapa enquanto referência mundial de inovação tecnológica.

Acompanhe todo o Web Summit através do streaming no SAPO e veja ainda as fotografias captadas pela equipa do TeK, em reportagem “ao vivo” a partir do Meo Arena e da Fil em Lisboa.

Conheça ainda em pormenor as 200 empresas portuguesas que estão representadas no Web Summit num trabalho feito pelo TeK.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada depois do fim da sessão.