(atualizada) Depois de ter atingido os 500 mil domínios em 2012, a ambição da Associação DNS.pt era de chegar ao milhão de nomes web registados em 2016, uma meta que agora parece difícil de atingir, apesar de ter sido ultrapassada a marca dos 800 mil domínios registados na hierarquia portuguesa.

Em fevereiro do ano passado tinha sido atingido o número de 700 mil registos, depois de um primeiro mês de 2015 com a maior taxa de registos, sobretudo em .pt e .com.pt.

A associação DNS.pt que deu continuidade ao trabalho de desenvolvimento do .pt iniciado na FCCN, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de promoção do registo de domínios, mas também avançou com inovações nas regras de registo e investiu em dinâmicas que trazem mais visibilidade à hierarquia portuguesa, como o leilão para os domínios de duas letras. 

Luisa Geifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT, explica ao TeK que o crescimento do .pt é comprovado pelos resultados alcançados. "A título de exemplo, fevereiro de 2016 foi o melhor fevereiro de sempre, com mais de 8.400 novos domínios registados em .pt. Neste momento contabilizamos já um total de mais de 804.000 domínios sob .pt, fruto do nosso empenho e de todas as iniciativas que temos levado a cabo, isto sempre reforçando a qualidade e segurança do serviço prestado pela Associação DNS.PT, que foram reconhecidas recentemente pela APCER com a atribuição da certificação em segurança de informação, ISO 27001:2013, e com a renovação da certificação que diz respeito à qualidade, ISO 9001:2008", refere.

As várias iniciativas têm contribuído para o crescimento do número de websites registados em .pt, apesar da grande concorrências dos domínios de topo globais e do .eu. O domínio .pt já foi mesmo destacado como um dos que mais cresce na Europa, onde a maturidade se faz sentir.

Entre as iniciativas de dinamização promovidas pela DNS.pt contam-se os projetos sitestar.pt e 3em1, assim como as campanhas que procuram promover a portugalidade e o registo no ccTLD.pt, mas a associação está também empenhada em promover a lusofonia e no ano passado esteve na génese da LusNIC, uma associação para dinamizar o interesse nos domínios dos países de lingua oficial portuguesa.

E para onde vai o DNS.pt? "Atingir o primeiro milhão de registos continua a ser tão somente uma meta à qual queremos chegar, para já o importante é não abrandarmos o crescimento e mantermos elevados níveis de segurança e confiança em .pt", sublinha Luisa Geifão.

 

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação obtida junto da DNS.pt e com as declarações de Luisa Geifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Foi corrigida uma gralha