Um grupo de hackers, conhecido como os The Shadow Brokers, publicou um novo conjunto de informações que pormenoriza parte do arsenal de "armas digitais" detido pela NSA. Num post feito no Medium, onde apelam a Donald Trump que "não esqueça as suas bases", o grupo escreve que esta é uma forma de protestar contra as últimas decisões do executivo norte-americano como o recente bombardeamento na Síria e a demissão de Steve Bannon do Conselho de Segurança Nacional.

"Com todo o respeito, mas que m**** estás tu a fazer? Os TheShadowBrokers votaram em ti. Os TheShadowBrokers apoiam-te. Os TheShadowBrokers estão a perder a fé em ti", pode ler-se no texto escrito pelo grupo. "Parece que estás a abandonar as tuas bases, o movimento, e as pessoas que te elegeram".

De acordo com Edward Snowden, estes ficheiros não correspondem "nem de perto" ao arquivo inteiro que terá sido roubado em 2016 por este mesmo conjunto de hackers. No entanto, diz o ex-funcionárioa da NSA, "há tanta coisa ali que a agência tem de ser capaz de perceber de onde é que este conjunto veio e como é que o perdeu. Se não conseguirem, diz, "é um escândalo.

Ao que indicam outras portais dedicados à cibersegurança, os dados publicados este sábado servem maioritariamente para explorar vulnerabilidades no sistema Linux, mas existem também ferramentas que podem ter sido utilizadas contra alvos na China e no Paquistão. Kevin Mitnick, conhecido hacker e especialista em segurança digital, aproveitou também para chamar à atenção para alguns dos alvos desta lista, como a Huawei.

A identidade dos elementos que compõem este grupo ainda não foi revelada, mas, em 2016, ainda em clima de eleições presidenciais, surgiram várias suspeitas acerca da nacionalidade destes hackers que muitos alegaram serem de origem origem russa.