Diversificação ao nível das fontes e uma crescente importância da Internet enquanto meio de acesso à informação, são os resultados do último estudo da Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism.

A análise mostra que a consulta de notícias online já ultrapassou a demanda por jornais, ocupando actualmente o terceiro lugar na tabela dos meios de comunicação mais utilizados pelos norte-americanos.

Referida como preferencial por 61 por cento dos entrevistados, é superada apenas pelos canais de televisão locais (78 por cento) e nacionais (73 por cento). A rádio fica-se pelos 54 por cento e os jornais não vão além dos 50 (locais) ou 17 por cento (nacionais).

Mas a principal conclusão a retirar prende-se com a quantidade de fontes consultadas pelos leitores. Numa altura em que 99 por cento dos inquiridos afirma "consumir" notícias todos os dias, apenas 7 por cento recorrem a apenas um canal de comunicação.

Se noventa e dois por cento dizem recorrer a mais que uma fonte, 50 por cento afirmam consultar diariamente quatro a seis plataformas diferentes.

No que respeita aos conteúdos online, a tendência ganha ainda maior expressão. Cinquenta e sete por cento dos leitores consultam entre dois e cinco sites de notícias e 11 por cento mais de seis.

Apenas 21 por cento confiam num só serviço e, neste domínio, a preferência vai para os agregadores de notícias, como o Google News, ou para sites de notícias como CNN e a BBC.

O acesso à Internet para procurar notícias é feito pelo menos uma vez por dia, em 61 por cento dos casos, e 71 por cento dos entrevistados afirmam recorrer à rede para conferir informação nem que seja ocasionalmente. Também ao nível dos equipamentos utilizados se verifica alguma diversidade: pelos menos 33 por cento recorrem ao telemóvel, por exemplo.

A Web não é utilizada apenas para procurar notícias mas também para a sua partilha, com 28 por cento dos utilizadores a explicarem que adaptaram as suas páginas pessoais para que estas apresentem as notícias mais importantes e 37 por cento a partilharem activamente informação e links através do email ou redes sociais.