A iniciativa Instant Articles foi anunciada em maio do ano passado. Através desta plataforma os meios de comunicação podiam publicar notícias ‘especiais’ no Facebook com o objetivo de atraírem mais leitores e gerarem mais feedback. E porquê especiais? Porque os ditos artigos são adaptados por forma a serem mais legíveis num ambiente mobile e carregam dez vezes mais rápido.

Em Portugal já existem dois meios de comunicação a tirar partido deste sistema: o Jornal de Notícias e o Expresso. Do lado dos utilizadores as notícias Instant Articles são identificadas com o símbolo de um relâmpago na parte superior direita da publicação.

Até aqui a plataforma só estava disponível para um número limitado de meios de comunicação, mas a partir de 12 de abril os Instant Articles vão estar disponíveis para todas as publicações.

“A partir desta data, qualquer editor – independentemente da sua dimensão ou localização – poderá criar, de forma rápida e fácil, artigos interativos capazes de melhorarem a experiência de leitura no Facebook em plataformas móveis, pelo mundo inteiro”, salienta a rede social em comunicado.

A abertura da plataforma de artigos instantâneos vai acontecer durante a conferência de programadores da rede social, a F8.