O Twitter vai permitir aos seus utilizadores acederem ao site através do protocolo de segurança HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). A mudança é particularmente relevante para quem acede ao site através de redes Wi-Fi públicas, já que o protocolo assegura que todos os dados são transmitidos de forma encriptada e que a autenticidade do servidor e do cliente são verificadas.



A utilização do protocolo já era possível, mas agora pode ser configurada de forma definitiva, nas definições do serviço.



A configuração fica disponível nas versões para computador, mas também nas aplicações oficiais do serviço para iPhone e iPad. No acesso móvel o utilizador terá ainda de escrever no endereço do browser https://mobile.twitter.com para a protecção adicional.


Os responsáveis do serviço explicam no blog oficial que estão a trabalhar numa solução que partilhe a configuração em todos os dispositivos, de forma que o utilizador não tenha de se preocupar com estes pormenores.




Para activar o protocolo de segurança, os utilizadores terão de aceder às configurações da sua conta e seleccionar "Always use HTTPS", localizado no final da página.



O protocolo de segurança HTTPS é comummente usado por sites financeiros, mas outros serviços têm vindo a adoptá-lo. É o caso, por exemplo, do Gmail e, mais recentemente, do Facebook, em Janeiro último.



Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação e foi também corrigida a informação relativa ao HTTPS.