Depois de duplicar o número de turistas e obter uma avaliação acima da média, Lisboa também se tem saído bem na Airbnb no que à “cobrança de impostos” diz respeito.

O acordo que a Câmara de Lisboa estabeleceu com a plataforma de alojamento no passado mês de maio já rendeu mais de 500 mil euros relativos à taxa municipal sobre as dormidas, segundo avança o Jornal de Negócios

Mediante o acordo, esta taxa turística sobre dormidas passou a ser cobrada diretamente pela Airbnb aos seus utilizadores, dispensando, desta forma, os proprietários de quartos e casas dessa cobrança.

Um estudo recente sobre o recurso à Airbnb online revelava alguns dados quantitativos e qualitativos sobre anfitriões e hóspedes em Portugal, indicando nomeadamente que foram perto de um milhão os turistas que encontraram alojamento no país em 2015 através da plataforma online. Quase metade, 433 mil, escolheram Lisboa como destino final, número que representava o dobro do registado no ano anterior.

A análise sobre a capital alfacinha revelava ainda que as avaliações dos utilizadores sobre o alojamento colocam a cidade acima da média face a outras cidades europeias, com uns “singelos” 4,6 pontos em cinco de classificação máxima.