Os Correios, a operadora TalkTalk e a empresa tecnológica Kcom foram atingidos por aquilo que se acredita ter sido um ataque informático coordenado, que começou no passado fim-de-semana e se estendeu ao longo desta semana.

De acordo com informações do The Guardian, o ataque foi feito através do malware Mirai, que se suspeita ter estado por detrás da falha de serviço que incapacitou a maior operadora alemã Deutsche Telekom no domingo, dia 27 de novembro, afetando 900.000 utilizadores.

Estima-se que o ataque aos sistemas britânicos tenha afetado mais de 100.000 pessoas, o que aumenta para mais de um milhão o número de utilizadores afetados pelo Mirai.

A responsabilidade daquilo que parece ser uma operação global de ciberataques ainda não foi reivindicada. No entanto, especialistas sugerem que estes ataques podem ter sido originados na Rússia.

O Mirai é um worm que procura tomar controlo sobre dispositivos com o sistema operativo Linux, segundo o jornal britânico, e depois, através de uma rede de "computadores zombificados", disseminada software malicioso.

Depois do ataque à Deutsche Telekom suspeitava-se que a disrupção dos serviços tivesse sido um dano colateral e que o objetivo principal dos criminosos fosse extrair dados da operadora. No entanto, visto que o mesmo sucedeu a estas três entidades no Reino Unido, acredita-se agora que o propósito destes ataques é, pura e simplesmente, interromper o fornecimento de serviços.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.