Foi desmantelada esta quarta-feira uma rede de pedofilia que as autoridades europeias acreditam poder ser a maior do mundo em actividade, tirando partido da Internet. Os membros ligavam-se através de um fórum online e era também esse o veículo para estreitar relações, tal como o email e outros meios digitais que serviam para a troca de imagens pornográficas com menores.



Os dados fornecidos pela Europol - no âmbito da operação baptizada de Operação Salvamento - revelam que já foram detidos 184 suspeitos, entre 670, identificados ao longo dos três anos de investigação.


Cerca de 230 crianças terão sido vítimas da rede, de acordo com Rob Wainwright, director do gabinete europeu da Europol numa conferência de imprensa em Haia. O mesmo responsável classificou a operação como uma das mais bem sucedidas dos últimos anos.


A Operação Salvamento implicou a colaboração de polícias de mais de 30 países, 25 na Europa. Os suspeitos detidos estão no Reino Unido - onde terão sido detidos mais de 100 suspeitos - mas também em países como Itália, Canadá ou Austrália e têm idades entre os 17 e os 82 anos.

O fórum a partir do qual as autoridades desenrolaram as investigações designava-se boylover.net e promovia relações entre adultos e jovens, contando com cerca de 70 mil inscritos. Durante a investigação os agentes subscreveram o fórum e mantiveram contactos com os suspeitos até reunirem as provas necessárias.

Esperam-se mais detenções nos próximos dias, na sequência do culminar da operação de investigação.


Na lista de treze países participantes na operação (Austrália, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Polónia, Roménia, Grécia, Espanha, Islândia, Holanda e Itália), indicada pela Europol, não consta o nome de Portugal. O TeK contactou entretanto a Polícia Judiciária portuguesa que confirmou não ter havido uma intervenção directa das autoridades portuguesas neste caso.


Nota de redacção: Notícia actualizada com informação fornecida pela PJ.