Quando o Netflix ficou disponível em Portugal não ficamos muito impressionados com o catálogo: afinal, não tinha os nossos filmes e séries preferidos. Ficou na altura a promessa que os conteúdos duplicariam no espaço de um ano e que a grande força do Netflix estava sobretudo nos conteúdos de produção própria, como Narcos ou Orange is the New Black.

Agora o portal Unofficial Netflix Online Global Search - que permite pesquisar quais conteúdos estão disponíveis em que mercados - revela um ranking no qual mostra os países com o melhor catálogo de conteúdos.

Nessa lista Portugal surge em 141º lugar com 773 conteúdos - 552 filmes e 221 séries. O mercado nacional está, por exemplo, apenas um lugar acima de Timor-Leste, outro mercado lusófono que ‘ganhou’ o Netflix já este ano após a disponibillização mundial do serviço.

Se dados anteriores partilhados pela UnoTelly estavam corretos, então Portugal já cresceu em termos de conteúdos: em outubro as estimativas rondavam os 540 filmes e séries.

O ranking, citado pelo The Verge, contempla um total de 244 regiões analisadas e os dados são relativos ao dia 24 de janeiro - podemos considerá-los bastante atuais, sabendo que têm apenas dois dias.

Portugal fica assim muito longe dos 5.680 conteúdos disponibilizados nos EUA ou dos 3.635 das Ilhas Caimão. No último lugar do ranking surgem as Ilhas Austrais e Antárticas Francesas com 277 conteúdos.

No UNOGS fica ainda a saber que nos últimos sete dias foram disponbilizados sete novos conteúdos em Portugal - entre séries, filmes e desenhos animados - e existem quatro séries infantis que estão prestes a abandonar o catálogo.

O TeK já questionou o Netflix sobre a validade dos dados. A empresa respondeu dizendo que "não comenta esse tipo de dados divulgados" e que a "programação disponível aumenta consideravelmente todos os meses".

Os dados surgem numa altura em que a Netflix decretou 'guerra' aos utilizadores que usam serviços de redes privadas virtuais (VPN na sigla em inglês) para acederem a conteúdos de todo o mundo. A empresa tem o objetivo de estar em 33% das casas portuguesas no espaço de sete anos.

Nota de redação: Notícia atualizada com as declarações da Netflix

Rui da Rocha Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.