Cerca de 51,3% da utilização total da internet em todo o mundo já é feita através de smartphones, de acordo com dados da Statcounter relativos ao passado mês de outubro. Esta é a primeira vez que os dispositivos móveis superaram os computadores (desktops e portáteis) no que toca ao consumo de internet.

[caption][/caption]

Em comunicado, o CEO da Statcounter, Aodhan Cullen afirma que estes dados devem alertar os pequenos negócios para a importância de criarem sites web adaptáveis a ecrãs de dispositivos móveis, chamados “sites responsivos”.

O mesmo responsável sublinha que o algoritmo de pesquisa do Google, o maior motor de busca do mundo, nos smartphones e tablets dá prioridade a estes portais sobre aqueles que não se conseguem moldar aos vários tipos de ecrãs.

Apesar de a tendência mundial parecer apontar para uma mudança na liderança dos meios de consumo de internet, em mercados maturos como o norte-americano e o britânico os desktops continuam a reinar.

Nos Estados Unidos, a utilização de internet nos computadores é de 58%, e no Reino Unido é de 55,6%, comparativamente aos 48,7% registados a nível global.

Na Irlanda e na Austrália esta predominância dos PC sobre o mobile também se verifica.

Mas embora os valores mostrem que ainda existe uma preferência pela utilização do PC para navegar na internet, os gráficos da Statcounter revelam uma clara tendência de declínio em prol dos dispositivos móveis.

Em Portugal, a discrepância entre estes dois segmentos é ainda maior. Dados de outubro deste ano indicam que 82,33% da navegação na internet é feita através de computadores.

Entre outubro de 2015 e o mesmo mês do presente ano, a tendência de consumo de internet não tem variado significativamente. Os portugueses utilizam mais o computador do que o smartphone e o tablet para navegar na Net.

[caption][/caption]