A revista norte-americana Newsweek vai deixar de ter versão em papel e a partir de 1 de janeiro de 2013 aposta apenas na publicação em formato digital.

A Newsweek é a segunda maior revista semanal dos EUA, sendo apenas superada pela Time. Depois de 80 anos de edições impressas, a editora chefe da publicação, Tina Brown, anunciou o abandono do suporte físico em detrimento de uma concentração unicamente digital.

A revista terá o nome de Newsweek Global na versão online, que será distribuída em modelo de subscrição para tablets e navegadores de Internet. "Uma única edição mundial direcionada para uma audiência líder de opinião e ligada ao universo móvel, que quer aprender sobre os eventos do mundo num contexto sofisticado", referiu a editora. Alguns dos conteúdos serão transpostos para o site The Daily Beast, publicação digital do mesmo grupo editorial.

"Chegamos ao ponto em que conseguimos chegar de maneira mais eficiente e efetiva aos nossos leitores exclusivamente através do formato digital. A Newsweek está em transição, não está a dizer adeus", comentou Tina Brown. A editora chefe justificou a decisão também com alguns dados de um estudo do Pew Research que indica que 39% dos norte-americanos consome notícias a partir de meios online.

Tina Brown acredita ainda que a revista não perderá o selo de qualidade que muitos lhe reconhecem, mas a transição tem que ser feita devido "aos grandes desafios económicos das publicações de impressão e distribuição", causadas sobretudo pela asfixia do mercado publicitário.

A alteração do formato obrigará a estrutura interna da revista a fazer reestruturações que resultarão no lay-off de alguns trabalhadores, número ainda não especificado.

Segundo a imprensa norte-americana, o anúncio da medida não é de todo inesperado porque em junho o líder da companhia detentora dos direitos da Newsweek, Barry Diller, disse que o futuro da revista como "publicação impressa semanal" estava a ser discutido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico